sábado, 15 de junho de 2013

Plano de Aula


PLANO DE AULA
TEMA: Sistemas de Medidas
TEMPO DE DURAÇÃO: 10 aulas
SÉRIE: 6º Ano
OBJETIVO GERAL:
            O objetivo é mostrar que o sistema de unidades de medidas possuem tipos particulares de agrupamentos em que as contagens ocorrem levando-se em consideração o sistema métrico decimal com seus múltiplos e submúltiplos, podendo variar de acordo com o sistema indicado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
H01 – Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional (GI);
H04 – Representar medidas não inteiras utilizando frações (GI);
H05 – Fazer cálculos que envolvam adições e subtrações de frações(GII);
H06 – Representar quantidades não inteiras que utilizam notação decimal(GI);
H07 – Fazer cálculos que envolvam adições e subtrações de números decimais (GII);
H08 – Compreender a relação entre as representações fracionária e decimal de um número (GI);
Saber calcular, interpretar e utilizar informações relacionadas às medidas, no caso a unidade de tempo.

JUSTIFICATIVA:
            Os números e suas relações constituem instrumentos básicos para a compreensão da realidade, no caso das unidades de tempo, são situações cotidianas que auxiliam os alunos na organização das tarefas diárias.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
            - Utilizar diferentes bases de contagem para exemplificar que as unidades de tempo representam uma contagem específica de 60 unidades;
            - Retomada das operações básicas da unidade de tempo;
            - Contextualização das situações problemas;
            - Atividades em grupo e individuais.

RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS
            - Currículo;
            - Livro didático e paradidáticos;
            - Caderno do professor e do aluno;
            - Calculadoras;
            - Notebook e data show.

AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades em grupo ou individuais observando-se a participação. Utilizará avaliação escrita para diagnosticar e nortear a retomada ou o avanço das diversas habilidades.

ETAPAS:
- Retomada  sobre o sistema decimal (unidade, dezena, centena);
- Bases de contagem com diferentes agrupamentos;
- Resolução de atividades como:
         1) Tenho 30 bolinhas  e quero agrupá-las:
a)      5 bolinhas







    
        
b)      7 bolinhas








E solicitar como ficaria a representação das figuras se fossemos colorir.
- A partir dessa situação indicada das medidas não inteiras introduzir as frações. Realizando o levantamento dos conhecimentos prévios sobre as frações; como o significado do termos “numerador” e “denominador”, nomenclatura correta das frações e sua representação em relação a uma parte de um todo;
- Estabelecer o primeiro contato das frações através de figuras, solicitando a indicação da parte colorida  e realizar a representação da fração solicitada também através de figura colorida;
- Realizar operações de adição e subtração com frações que apresentem mesmo denominadores;
- Indicar os resultados das operações anteriores na forma de números decimais;
- Realizar operações com números decimais ;
- E avançando na contextualização das atividades solucionar problemas que envolvam as horas, por exemplo:
      1) Pedro leva  25 minutos para ir andando de sua casa ao centro da cidade. Ele saiu às 14:37. Qual foi o horário que ele chegou no centro da cidade?

      2) Qual a fração que representa 15 minutos da hora?

3 comentários:

  1. Olá turma do grupo 3, vocês estão de parabéns o blog ficou ótimo e o plano de aula bem objetivo.
    Sucessos a todos.

    Patrícia Barros - grupo 4

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, colegas do grupo 3. Parabéns pelo plano de aula apresentado. Gostei das etapas a serem desenvolvidas.

    ResponderExcluir
  3. Olá caros colegas do grupo 3,vocês estão de parabéns o blog ficou ótimo e o plano de aula também esta bem completo com clareza e objetividade. Paulo

    ResponderExcluir