domingo, 2 de junho de 2013

Depoimento sobre a experiência com a escrita, por Márcia Tanimoto Tanaka

O relato de minha experiência com a escrita. Foram difíceis o período em que fiz o “colegial” - o Ensino Médio atual, onde minhas “redações” ficavam a desejar. Não compreendia o porquê da escrita tão ruim e da dificuldade de desenvolver o tema solicitado.
A melhora com as redações surgiram, depois que minha prima formada em tradução me explicou como deveria começar uma “redação”, e observar inclusive o tipo de situação – descrição, narrativa,  opinião ou dissertação. E assim, aos poucos comecei minha caminhada rumo a escrita com mais segurança e acredito estar melhor preparada. É óbvio, que escrever ainda me deixa apreensiva. Mas, com a realização dos cursos em que a interação e a  participação necessitam de escrita, sinto-me mais confiante ao ter que escrever.

Hoje, reconheço que faltava leitura para escrever melhor. Por isso, aos poucos embora não goste muito de ler, procuro realizar  leituras de algumas histórias matemáticas dos livros paradidáticos, pertinentes ao conteúdo abordado. Sendo assim, tentarei incentivar os alunos a ler e escrever, pois a matemática não se reduz apenas a cálculos. Temos a problematização que requer a leitura.

6 comentários:

  1. Márcia a sua experiência com leitura não é muito diferente dos outros integrantes do grupo pelo que li no fórum do nosso curso, mas é sempre um prazer ver como a dedicação supera muitas barreiras na nossa vida e nos torna sempre pessoas melhores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Márcia, não vi meu nome no comentário, é o João Silvio que fez o comentário acima

      Excluir
  2. Olá Márcia

    Este é um difícil desafio a ser superado dentro da leitura dos nossos alunos. Paulo C Barbosa

    ResponderExcluir
  3. É TEMOS QUE INCENTIVAR SEMPRE OS NOSSOS ALUNOS A LER! PARA TER UMA BOA INTERPRETAÇÃO!

    ANDERSON R

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Interessante notar que muitos de nós passamos por dificuldades no passado tendo que adquirir recursos proprios para uma aprendizagem Comparando com a facilidade que nossos alunos tem hoje com a velocidade da tecnologia, criando recursos até para escrever um texto com todas as correções já instaladas no computador sem precisar pedir auxilio para o professor ; portanto nós como professores temos que estar MUITO atentos .

    Liana

    ResponderExcluir